Quer evitar multas? Não deixe de usar as redes de contenção de cargas!

Eu aposto que você nem imaginava que esse item é indispensável para cargas altas, sendo inclusive passível de multa. Nesta matéria você vai descobrir tudo que precisa sobre as redes de contenção!

Para que se usam as redes de contenção de cargas?

A principal função das redes de contenção é garantir a estabilidade e a segurança de cargas altas.

Afinal, o que são cargas altas para a lei? São aquelas que ultrapassam a altura da carroceria, demandando assim mais atenção e um reforço na amarração.

É neste momento que as redes de contenção entram em cena. Utilizadas nas extremidades das cargas, as redes mantém a firmeza e a estabilidade evitando que a carga se movimente para os lados e também para frente e para trás.

Fonte: Governo Federal

Elas promovem mais segurança, mas quando utilizá-las?

As redes de contenção devem ser usadas sempre que você transportar uma carga alta, mas fique atento: utilizar a rede de contenção não anula a utilização de outros dispositivos de amarração, conforme a Norma 552 do Contran:

"Citação: Art. 4º Devem ser utilizados dispositivos de amarração, como cintas têxteis, correntes ou cabos de aço, com resistência total à ruptura por tração de, no mínimo, 2 (duas) vezes o peso da carga, bem como dispositivos adicionais como: barras de contenção, trilhos, malhas, redes, calços, mantas de atrito, separadores, bloqueadores, protetores, etc., além de pontos de amarração adequados e em número suficiente."

Ela funciona como um complemento para os outros tipos de amarração, garantindo segurança em dobro! Outro ponto importante: você deve verificar se a carga não é composta de elementos que passem pela rede – parece óbvio mas precisa ser dito!

E para finalizar, a pergunta que não quer calar: Como são utilizadas a redes de contenção?

As redes de contenção parecem complicadas, mas só parecem mesmo! Este item é prático e fácil de ser manuseado, sendo similar as cintas e catracas habituais.

Para a colocação da rede, são dois passos simples que devem ser seguidos:
1) o primeiro passo é colocá-la por cima da carga, mantendo-a na extremidade diagonal do carregamento.

2) Após isso, é necessário que que você prenda os ganchos na base do caminhão, esticando a cinta e tencionando-a com a catraca.

Adaptáveis ao volume da carga, as redes também são fáceis de guardar, o que facilita no dia a dia do caminhoneiro. Feitas 100% de poliéster, este produto é durável e resistente sem agregar peso para a carga.

As redes de contenção da Mave estão disponíveis em tamanhos personalizáveis e com duas opções de dispositivos de fixação nas extremidades: alças ou ganchos. Entre as cores laranja ou branco, você decide qual a sua preferida!

Agora que você já entendeu tudo sobre as redes de contenção garanta a sua segurança e evite multas clicando no link:

FALE CONOSCO


    FALE CONOSCO