Carga segura, vá de Mave!

Cintas de amarração: Boas práticas para aumentar sua durabilidade

As cintas de amarração são um equipamento essencial quando pensamos em cargas; elas garantem a segurança e evitam o deslizamento ou queda da carga transportada. Elas podem ser encontradas em diversos tamanhos e larguras, e são produzidas em poliéster, material altamente resistente.

Ter o conhecimento de como fazer a manutenção das cintas de amarração é fundamental para aumentar a sua segurança e a durabilidade dos seus acessórios durante o trabalho. Afinal de contas, a amarração correta da carga e equipamentos em bom estado evitam acidentes e garantem a segurança não só da carga, mas também das pessoas. Na hora de utilizar nossas cintas combinadas com as catracas é muito fácil de fazer tudo da maneira correta.

Cintas de amarração: Como fazer a manutenção

Existem várias boas práticas a serem seguidas ao usar cintas de amarração e catracas, que ajudam a aumentar a durabilidade do produto e mantém a sua carga mais segura, confira:

  1. Verifique a integridade e condição das cintas e catracas antes de usá-las. Certifique-se de que não há danos, como cortes ou rasgos, e que as cintas não estão esticadas além de sua capacidade de carga.
  2. Utilize a carga de trabalho correta para as cintas e catracas. Tenha certeza de que as cintas são capazes de suportar o peso da carga e que as catracas são adequadas para o tamanho e tipo de carga.
  3. Ajuste a tensão das cintas de forma adequada. As cintas devem ser apertadas o suficiente para segurar a carga, mas não tão apertadas que causem danos à carga ou às cintas.
  4. Utilize os dispositivos de fixação corretos. Verifique se os ganchos ou outros dispositivos de fixação estão presos de forma segura à carga e às cintas.
  5. Verifique regularmente a segurança da carga durante o transporte. Confirme que a carga permanece segura e estável e, caso necessário, aperte novamente para maior segurança.
  6. Certifique-se de que está cumprindo todas as normas e regulamentos relacionados à segurança de cargas destacados nas etiquetas das cintas que estão sendo utilizadas.
  7. Proteja os cantos vivos para maior longevidade da cinta e lubrifique as catracas periodicamente.
  8. Treine a equipe de forma adequada. Todos os envolvidos na amarração de cargas devem estar treinados e capacitados para fazê-lo de forma segura e eficiente.
  9. Utilize cintas e catracas da MAVE que garantem alta qualidade e boas condições para a sua operação. Veja como são feitas as nossas cintas neste link.

Se você não seguir as boas práticas de utilização de cintas e catracas para amarração de cargas, uma série de problemas de segurança podem ocorrer. A carga pode se soltar durante o transporte, causando danos a pessoas ou propriedades e possivelmente causando acidentes graves. Além disso, as cintas e catracas podem se danificar ou se desgastar mais rapidamente se não forem utilizadas corretamente, aumentando o risco de falha durante o transporte.

Conheça os nossos acessórias para amarração de cargas

VEJA MAIS

MAVE
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.