Cintas de amarração: Boas práticas para aumentar sua durabilidade

As cintas de amarração são um equipamento essencial quando pensamos em cargas; elas garantem a segurança e evitam o deslizamento ou queda da carga transportada. Elas podem ser encontradas em diversos tamanhos e larguras, e são produzidas em poliéster, material altamente resistente.

Ter o conhecimento de como fazer a manutenção das cintas de amarração é fundamental para aumentar a sua segurança e a durabilidade dos seus acessórios durante o trabalho. Afinal de contas, a amarração correta da carga e equipamentos em bom estado evitam acidentes e garantem a segurança não só da carga, mas também das pessoas. Na hora de utilizar nossas cintas combinadas com as catracas é muito fácil de fazer tudo da maneira correta.

Cintas de amarração: Como fazer a manutenção

Existem várias boas práticas a serem seguidas ao usar cintas de amarração e catracas, que ajudam a aumentar a durabilidade do produto e mantém a sua carga mais segura, confira:

  1. Verifique a integridade e condição das cintas e catracas antes de usá-las. Certifique-se de que não há danos, como cortes ou rasgos, e que as cintas não estão esticadas além de sua capacidade de carga.
  2. Utilize a carga de trabalho correta para as cintas e catracas. Tenha certeza de que as cintas são capazes de suportar o peso da carga e que as catracas são adequadas para o tamanho e tipo de carga.
  3. Ajuste a tensão das cintas de forma adequada. As cintas devem ser apertadas o suficiente para segurar a carga, mas não tão apertadas que causem danos à carga ou às cintas.
  4. Utilize os dispositivos de fixação corretos. Verifique se os ganchos ou outros dispositivos de fixação estão presos de forma segura à carga e às cintas.
  5. Verifique regularmente a segurança da carga durante o transporte. Confirme que a carga permanece segura e estável e, caso necessário, aperte novamente para maior segurança.
  6. Certifique-se de que está cumprindo todas as normas e regulamentos relacionados à segurança de cargas destacados nas etiquetas das cintas que estão sendo utilizadas.
  7. Proteja os cantos vivos para maior longevidade da cinta e lubrifique as catracas periodicamente.
  8. Treine a equipe de forma adequada. Todos os envolvidos na amarração de cargas devem estar treinados e capacitados para fazê-lo de forma segura e eficiente.
  9. Utilize cintas e catracas da MAVE que garantem alta qualidade e boas condições para a sua operação. Veja como são feitas as nossas cintas neste link.

Se você não seguir as boas práticas de utilização de cintas e catracas para amarração de cargas, uma série de problemas de segurança podem ocorrer. A carga pode se soltar durante o transporte, causando danos a pessoas ou propriedades e possivelmente causando acidentes graves. Além disso, as cintas e catracas podem se danificar ou se desgastar mais rapidamente se não forem utilizadas corretamente, aumentando o risco de falha durante o transporte.

Quer saber mais da variedade de cintas e catracas da MAVE? Entre em contato conosco ou acesse nosso catálogo.